Elevador.org 3.0 Home · Tudo · Notícias · Diários
Matrix Revolutions - A Resenha

The Matrix
Por HelenaN
do depto. eu deveria ter deixado para ver depois, Seção News
Postado em Sat Nov 8th, 2003 at 21:42:56 BRST
Apesar da badalada estréia na quarta-feira, só fui ver Matrix Revolutions ontem. O episódio final daquela maravilhosa história de 1999 deixou um gosto de frustração. Revolutions não chega a ser ruim como o Reloaded, que exagerou em todas as coisas erradas, não deu seqüência boa aos personagens e sofria muito da falta de um roteiro decente (apesar de ter coisas interessantíssimas nele, como a cena do Arquiteto).

O problema de Revolutions, além de vir depois do Reloaded, é dar uma guinada radical na história (é como se o público chegasse no meio de um game e, de repente, o objetivo mudasse totalmente). Além disso, os personagens de fundo continuam a ser mal construídos e, muitas vezes, apenas decorativos. A melhor coisa do filme, infelizmente, é o fato de que *antes* dele, os cinemas estão exibindo o trailer de O Retorno do Rei. A segunda melhor coisa são os (fartos) peitos da Monica Bellucci.

Mas Revolutions consegue prender mais a atenção dos espectadores do que Reloaded e não exagera tanto nos efeitos toscos-desenho animado. Claro, o Neo parece cada vez mais um misto de Jesus com personagem de DragonBall Z. Mas a cena da batalha em Zion é realmente linda e impressionante. As máquinas são muito mais elegantes em suas evoluções no ar (como diria um amigo meu, um estilo carnavalesco/procurando Nemo) do que os braços mecânicos "blindados" dos humanos.

Inconsistências à parte na história, o final vai confundir muita gente. Mas, ao contrário do que ouvi por aí, achei uma das melhores coisas do filme (apesar do efeito tosco do sol na cidade). Ainda assim, a sensação de falta de substância persiste. E frustração, é claro, pois todos os filmes tinham um potencial gigantesco com as histórias propostas.

No fim das contas, acho que os Irmãos Impronunciáveis (Wachosviski?) deveriam ter parado no primeiro, que é perfeito. Talvez o sucesso de Matrix tenha sido o que estragou a trilogia: dinheiro demais para gastar em efeitos sem noção, pressão demais para fazer seqüências "mais comerciais" e tempo de menos para pensar direito no roteiro. O subtexto filosófico está lá, mas é preciso cavar bastante pelas cenas desnecessárias ou simplesmente chatas de Reloaded - ou cenas razoáveis de Revolutions - para encontrar a SOURCE.
< Pague apenas a mídia! (1 comments) | Provado: Microsoft fez a Matrix (1 comments) >


Modo: Ordem:
Matrix Revolutions - A Resenha | 5 comentários (5 por topico, 0 editorial, 0 oculto) | Comentar

Re: Matrix Revolutions - A Resenha (none / 0) (#1)
por FZer0 em Sat Nov 8th, 2003 at 15:58:12 BRST
(User Info) http://www.geradorzero.com/

Eu postei uma mini-resenha no meu querido diário. É igual a sua, só um pouco mais sucinta.

[ Reply to This ]


Re: Matrix Revolutions - A Resenha (none / 0) (#2)
por Ser Desconhecido em Sun Nov 9th, 2003 at 04:49:40 BRST

Hummm...quem não viu Animatrix vai ficar meio perdido mesmo, a relação parasítica das máquinas para com os humanos começa exatamente por mais uma burrada humana...criam uma super sujeira no céu(lembram do comentário de Morpheus ao dizer "que de alguma maneira queimamos o céu..." ?), máquinas AI full rapidamente descobrem que os humanos derrotados na guerra poderiam ser facilmente transformados numa gigantesca Duracell(a que duura...duuuraaa...) O mais interessante é o diálogo... "Vocês vão cumprir o acordo ? Claro! Quem você pensa que nós somos ? Humanos ?!" Ahhh zente...não foi tão ruim assim não...mas pra quem gosta de sweet ends...com trinity+neo juntos, felizes, com carrinhos de bêbes cheios de neozinhos...foi frustrante mesmo...mas seria ridículo emergir um happy end de um ambiente que, retirando a máquina de ilusões que é a Matrix...toda a realidade é um gigantesco cemitério("O vôo final da Osiris")...

[ Reply to This ]


Re: Matrix Revolutions - A Resenha (none / 0) (#5)
por Ser Desconhecido em Fri Dec 5th, 2003 at 03:12:05 BRST

Caros seres de mim também desconhecidos, acabei de assistir ao Revolutions e busquei seu site (o escolhi na lista) porque fiquei sufocada. Desde o primeiro filme, passando pelo Animatrix, realmente acreditei que algo novo pudesse instigar, ao menos algumas pessoas neste mundo, a fazer algo diferente, uma brecha que fosse, em nossa Matrix: o capitalismo mundial integrado - era esta minha leitura. Mas depois de hoje... Honestamente, sei que preciso ainda "ruminar" o que eu engoli no cimena, mas será que vi algo diferente de uma releitura da bíblia??? Por quanto tempo ainda vamos continuar pensando em mártires, salvadores, grandes representantes, isto tudo, enfim, que está na base do nosso crescente individualismo?? Por milênios a fio, desde os gregos antigos, sempre os mesmos modos de subjetivação... Quando é que teremos o direito de ver algo diferente? Lamento pelo desabafo, vou pensar mais. Se encontrar outra perspectiva, torno a escrever. Um abraço, Angélica

[ Reply to This ]


Menu
· Enviar história
· Criar conta
· La Faque
· Busca

Login
Deixe-me entrar!!!
Usernameson:
Passwordson:

Links a ver
·
· Matrix Revolutions
· Mais em The Matrix
· Mais por HelenaN


Powered by Scoop

Elevador.org 3.0®
©2003 Groom Lake - Roswell Research
Todos os logos e marcas neste site são de propriedade de seus respectivos donos. O resto é nosso.
Elevador.org 3.0 é feito com Scoop + Apache + Perl


submit story | create account | faq | search