Elevador.org 3.0 Home · Tudo · Notícias · Diários
Sobre o ódio contra a internet

HelenaN's Diary
Por HelenaN
do depto. filosofar não custa nada, Seção Diaries
Postado em Mon Nov 10th, 2003 at 17:19:54 BRST
Então eu tenho esse professor de jornalismo que passa *todas* as aulas dizendo como a internet é RUIM e INÚTIL. Sim, amiguinhos, ele *diz* isso em voz alta na frente das pessoas. E não é piada, já que ele repete variações do tema em *todas* as aulas.

A voz monótona dele me deixa sedada demais para entrar numa discussão em sala. Além disso, sou tímida e este é meu último semestre na faculdade, portanto só me interessa passar e sair correndo de lá. Mas não deixo de ficar pensando nos "argumentos" dele:
1) A internet é uma grande coleção de besteiras. Copiadas.
2) A internet nunca vai substituir o papel, já que é impossível ler com "uma luz na cara".
3) As coisas na grande rede são necessariamente mais superficiais do que em livros, onde fica o verdadeiro conhecimento.

Olhando de primeira, poucas pessoas discordariam. Mas isso me incomodou bastante. Além de ser usuária, sou partidária da nossa redinha. Então pensei em por que eu gosto da rede (além dos programas P2P, é claro)...

Foi neste momento em que me lembrei das minhas "pesquisas" para o colégio, na era pré-computador. Eu simplesmente pegava dois livros na Biblioteca mais próxima e misturava os textos, entregando um trabalho híbrido. Não muito diferente do famoso copy/paste que muitos de nós usam diariamente. Mas, ironicamente, desde que comecei a fazer minhas pesquisas na internet, fui obrigada a realmente pesquisar! Como 90% das coisas são besteiras, tenho que ler bastante, usar o senso comum e conhecimento acumulado previamente (além da ajuda e amigos online) para determinar quais informações são verdadeiras/relevantes. Daí, preciso redigir um novo texto com isso, já que a média das redações encontradas online deixam a desejar, além de raramente conterem especificamente o que procuro.

Pois vejam só, no momento em que as fontes de conhecimento deixaram de ser limitadas a alguns livros de biblioteca, aprendi mais e expandi meus horizontes, já que na rede é possível encontrar baboseiras em site "sério" e insights legais até em blogs. Veja bem, não desprezo livros nem acho que uma coisa substitui a outra. *Amo* livros. Mas livros, apesar de serem a fundação do conhecimento, não são donos da verdade universal. Não adianta ler um e sair por aí reproduzindo. E livros são caros, então é difícil ler vários. Online a coisa muda de figura. É claro que existem as pessoas sem noção que imprimem páginas de sites e entregam como trabalhos de faculdades. Mas elas devem receber o merecido zero e não criar uma cruzada anti-internet.

Para os jornalistas, especialmente, a rede jamais pode ser deixada de lado ou subestimada. Além de ser uma inesgotável fonte de notícias, é também o melhor lugar para ver opiniões e reações diversas. Observar as pessoas, suas idéias - por mais loucas ou ruins que sejam - é parte do trabalho do jornalista que pretende apresentar uma visão não-tão-distorcida da realidade em suas matérias. Quanto à questão da superficilidade, o que pode ser mais superficial do que livros de auto-ajuda, por exemplo. E pior, o fato de estarem impressos e embalados com capas belas dão um ar de dignidade indevida que engana muita gente inocente.

Daí fica clara uma das principais razões pelas quais o jornalismo não presta, especialmente em tecnologia: a inabilidade aguda de perceber que os meios não necessariamente ditam o conteúdo, ao contrário da máxima daquele teórico famoso.
< Matrix Revostyler (1 comments) | Apresentação... (1 comments) >


Modo: Ordem:
Sobre o ódio contra a internet | 1 comentário (1 por topico, 0 editorial, 0 oculto) | Comentar

Re: Sobre o ódio contra a internet (none / 0) (#1)
por Starla em Wed Dec 10th, 2003 at 18:29:51 BRST
(User Info) http://www.snuffstuff.blogger.com.br/

Se te ajuda, aula sobre internet pode ser bem pior... Eu tenho aula de blog! Acredite.

[ Reply to This ]


Menu
· Enviar história
· Criar conta
· La Faque
· Busca

Login
Deixe-me entrar!!!
Usernameson:
Passwordson:

Links a ver
·
· Diário de HelenaN


Powered by Scoop

Elevador.org 3.0®
©2003 Groom Lake - Roswell Research
Todos os logos e marcas neste site são de propriedade de seus respectivos donos. O resto é nosso.
Elevador.org 3.0 é feito com Scoop + Apache + Perl


submit story | create account | faq | search